Fique por dentro das notícias de Álvares Florence, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • Ciclo de formação em gestão e liderança com diretores e coordenadores pedagógicos
    24/10/2018 - Ciclo de formação em gestão e liderança com diretores e coordenadores pedagógicos

     

    Os diretores e coordenadores da rede de ensino municipal da região participarão de um encontro de formação no dia 25 de outubro no Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV, o objetivo é despertar nos profissionais a capacidade de liderança, deixando-os aptos à resolução de conflitos que ocorrem diariamente no ambiente de trabalho. A ação é apresentada pelo Arranjo de Desenvolvimento de Educação (ADE) do Noroeste Paulista, em parceria com o Instituto Natura, que esperam receber nesta quinta-feira aproximadamente 75 profissionais em busca de aperfeiçoamento da carreira.

    A capacitação é oferecida em quatro módulos, sendo este próximo o terceiro, que possui profissionais que atuam na rede de ensino com competências sobre os temas que serão apresentados. Os capacitadores Elizabete Alves de Moraes, Anderson Bençal e Gilberto Abreu de Oliveira utilizarão metodologias ativas, dinâmicas de grupo e jogos de interação para tratar de temas como individualidade e decisões em colegiado, autonomia, ética profissional, observação de sala de aula e liderança.

    Os municípios que fazem parte do ADE Noroeste Paulista são: Álvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d'Oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D'Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraci, Guarani d'Oeste, Indiaporã, Jales, José Bonifácio, Lourdes, Macaubal, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Olímpia, Ouroeste, Paranapuã, Parisi, Paulo de faria, Pedranópolis, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Clara D'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D'Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil e Votuporanga.

  • Dia das Crianças na Escola Flávio Olívio
    16/10/2018 - Dia das Crianças na Escola Flávio Olívio

    Dia das Crianças na Escola Flávio Olívio

    A semana das crianças proporcionou muita alegria para os pais e alunos da Escola Flávio Olívio. Na quarta-feira, 10 de outubro, as crianças passaram a manhã se divertindo e brincando no pula-pula e no tobogã inflável enquanto se deliciavam com o algodão doce que era distribuído. Já os pais puderam assistir as atividades e participar da refeição junto dos filhos. Após o almoço as crianças receberam picolés que foram doados para a escola e comeram um bolo para comemorar a data que nos traz de volta à infância.

  • Feira do Verde - Escola Flávio Olívio
    09/10/2018 - Feira do Verde - Escola Flávio Olívio

    Feira do Verde - Escola Flávio Olívio

    Na semana passada, a Escola Flávio Olívio de Camargo expôs uma feira do verde aberta ao público. As crianças foram orientadas a levar plantas de suas casas para serem exibidas para a população local, além disso foi planejada uma árvore dos desejos, onde os alunos puderam compartilhar suas perspectivas de vida. Os estudantes também conheceram os nomes de cada uma das plantas e aprenderam as necessidades da natureza, levando em consideração que precisam responsabilizar-se com o meio ambiente.

     

  • Inscrições abertas para o Conselho Municipal dos Idoso
    28/09/2018 - Inscrições abertas para o Conselho Municipal dos Idoso

    Inscrições abertas para o Conselho Municipal dos Idoso

     

    O Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Álvares Florence abriu inscrições nesta quarta-feira, 26/09, para candidatos à eleição 2018/2020.

    A inscrição deve ser feita até o dia 02/10, das 08h às 16h, na Secretaria Municipal de Assistência Social, com o formulário próprio disponível no local. 

    O Conselho do Idoso é uma importante ferramenta de deliberação e execução de políticas públicas para as pessoas idosas e auxilia a prefeitura a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida da população nessa faixa etária, seja no esporte, lazer, cultura entre tantas outras áreas, vinculado à Secretaria de assistência Social é um instrumento fundamental para o controle social.

    O resultado do processo eleitoral sempre fortalece o conselho, pois neste momento muitos representantes estão engajados.

    O objetivo é eleger 04 representantes titulares e 04 suplentes da sociedade civil atuantes no campo da promoção e defesa dos direitos ou ao atendimento do idoso, sendo:

    • 02 representantes usuários vindos de políticas explícitas e regulares de atendimento e promoção do idoso;
    • 02 representantes de usuários de organização de grupo ou movimento do idoso, em atividade.

    Cada membro do CMI terá um suplente.

    Os membros do CMI terão um mandato de 2 anos, podendo ser reconduzidos por um mandato de igual período.

    Para concorrer, são requisitos necessários: indicação por escrito das entidades/movimentos, comprovada atuação no âmbito dos direitos dos idosos, maior de 18 anos, residente e domiciliado no município de Álvares Florence, em pleno gozo dos direitos políticos.

    Os interessados em concorrer às vagas devem procurar a Secretaria dos Conselhos, localizada à rua Alagoas, 384, frente à rodoviária, no Centro.

    Mais Informações: (17) 3486-1105 - Secretaria Executiva dos Conselhos.

  • Um dia de inovação para os educadores do município de Álvares Florence.
    18/09/2018 - Um dia de inovação para os educadores do município de Álvares Florence.

    Um dia de inovação para os educadores do município de Álvares Florence.

    No último dia 15 de setembro, realizamos no município de Álvares Florence, o INNOVATION DAY CAMP, um dia de formação, novidades e claro muita inovação para os educadores do município, iniciamos a manhã refletindo sobre o nosso compromisso de ser educador e refletindo sobre “Quem são os nossos alunos? O que pensa, vê, fala, escuta, sente e faz, quais e quem são seus exemplos, os valores?”, e juntos chegamos a conclusão de que se trata de uma nova geração “touch”, conectada, e nosso desafio enquanto educador é preparar estas crianças para um mercado de trabalho que ainda não existe, desafiá-los a ir além, resolver problemas, trabalhar em equipe, ser criativo, convenhamos, não se trata de uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Devido a isso a secretaria de educação junto a equipe de tecnologia do município investiu no professor, trazendo para nosso município a parceria da Google for Education, uma plataforma segura, educacional que trará a oportunidade para que nossos professores e alunos mantenham-se conectados, trocando informações, aprendendo juntos, colaborando e compartilhando seus saberes fazendo com que nossos alunos sejam os protagonistas do próprio conhecimento.

    Desde o início do ano letivo, nossos educadores vêm conhecendo a potencialidade das ferramentas Google for Education junto a Google Innovator Karla Priscilla Ferreira e a equipe de tecnologia e tudo realizado de forma virtual, através de  videoconferência (Hangouts), onde lá da capital de São Paulo, compartilhava as ferramentas e desafiava nossos educadores “a pensar fora da caixinha”, assim como ela mesmo diz, e neste último sábado investimos e trouxemos a Karla para uma formação presencial, dando voz, olhar, significados para que cada educador diante do seu letramento digital fosse além.

     

    “Atuar com os educadores de Álvares Florence foi mais do que gratificante! O olhar no olhar no decorrer de toda formação fez toda a diferença! Tenham a certeza que irão muito além, estão todos preparados e se sentindo desafiados a melhorar a educação do município. Parabéns a Secretária de Educação Gislaine Silva, a direção das escolas e a Equipe de Tecnologia pela dedicação e principalmente aos educadores pela vontade de transformar a educação” Karla Priscilla Ferreira.

     

    Foi um dia inteiro, repleto de muita informação, interação, colaboração, compartilhamento, onde juntos conhecemos e já começamos a pensar em nossos alunos, agora nossos próximos passos é o investimento em melhorias no sinal de Wi-Fi, em Chromebooks (é um laptop que executa o sistema operacional do Google Chrome OS. Ao contrário dos laptops tradicionais, os Chromebooks são projetados para executar aplicativos baseados em nuvem e armazenar dados on-line) e na continuidade das formações tecnológicas de nossos educadores.

     

    Veja como foi o dia de inovação em nossa cidade:

  • Baile dos Idosos - Álvares Florence
    05/09/2018 - Baile dos Idosos - Álvares Florence

    Baile dos Idosos - Álvares Florence

    No dia 25 de agosto o Grupo da Melhor Idade de Álvares Florence participou de um evento de integração entre os grupos deste mesmo projeto social de cidades regionais, a sede do evento foi o Centro de Lazer de Álvares Florence, que acolheu não só o público do evento, mas também pessoas de todas as gerações. A atração principal era o baile, com músicas de época para relembrar os momentos, e animar aqueles que estavam dispostos a dançar.

  • Projeto Horta da Escola Flávio Olívio
    01/09/2018 - Projeto Horta da Escola Flávio Olívio

    Projeto Horta da Escola Flávio Olívio

    A Escola Flávio Olívio de Camargo está com um projeto ativo de produção de hortaliças e legumes para consumo próprio. Envolvendo a colaboração dos alunos e funcionários municipais, a horta gera alimentos para a refeição da escola, entre alguns deles estão a cenoura, a cebolinha, a salsinha e o alface.

    O Projeto Horta estimula os alunos a criarem um novo olhar para o meio-ambiente para que eles aprendam sobre sua importância e passem a criar hábitos responsáveis e ecologicamente corretos, influenciando no seu futuro. A horta também se torna importante para os professores, permitindo que aprofundem o conhecimento dos alunos com atividades envolvendo a nutrição alimentar, a culinária e a economia doméstica.

     

  • Campanha Setembro Amarelo
    27/08/2018 - Campanha Setembro Amarelo

    Setembro Amarelo

    Setembro Amarelo é uma campanha de orientação sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio nos municípios, no Brasil e no mundo, e informar também suas formas de prevenção.

    O CVV – Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e preventivo do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. No CVV, é valorizado as necessidades de cada um e estão dispostos a acolher e ouvir os sentimentos de todos. Expressar o que sentimos, pode ser confuso e, por vezes, até difícil, mas é o caminho para ajudar a identificar quais são as nossas necessidades que ainda precisam ser atendidas.

    Para conversar, acesse: https://www.cvv.org.br/ ou ligue 188.

     

     

    Programação Municipal Da Campanha

     

     

    Dia 05 de Setembro

     

    Atividade: Divulgação da campanha – Panfletagem.

    Público: População em geral.

    Responsável: Agentes Comunitários de Saúde – ACS.

     

     

    Atividade: Bate-papo sobre a valorização da vida.

    Público: Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

    Horário: 08h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Regiane Secafem.

     

     

    Dia 06 de Setembro

    Atividade: Bate-papo sobre a valorização da vida.

    Público: Famílias (PAIF).

    Horários e locais:

    1º Grupo: 08h.

    2º Grupo: 09:30h.

    3º Grupo: 19:30.

    Local: CRAS.

    Responsável: Rosália Sabino.

     

     

    Dia 10 de Setembro

    Atividade: Bate-papo sobre a valorização da vida.

    Público: Pessoas idosas.

    Horário: 09h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Regiane Secafem.

     

     

    Dia 11 de Setembro

    Atividade: Oficina “Suicídio e Adolescência”.

    Público: Adolescentes e jovens.

    Horário: 09h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Luisa Comar.

     

     

    Dia 12 de Setembro

    Atividade: Bate-papo sobre a valorização da vida.

    Público: Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

    Horário: 08h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Regiane Secafem.

     

     

    Dia 13 de Setembro

    Atividade: Bate-papo sobre a valorização da vida.

    Público: Crianças e adolescentes (10 a 14 anos).

    Horário: 13h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Regiane Secafem.

     

     

    Dia 14 de Setembro

    Atividade: Bate-papo sobre a valorização da vida.

    Público: Pessoas idosas.

    Horário: 15h.

    Local: Centro Comunitário de Boa Vista dos Andradas.

    Responsável: Regiane Secafem.

     

     

    Dia 18 de Setembro

    Atividade: Bate-papo sobre a valorização da vida.

    Público: Famílias.

    Horário: 08h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Mary Ferreira.

     

     

    Dia 19 de Setembro

    Atividade: Bate-papo sobre a valorização da vida.

    Público: Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

    Horário: 08h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Regiane Secafem.

     

     

    Atividade: Oficina “Suicídio e Adolescência”.

    Público: Adolescentes e Jovens.

    Horário: 13h e 14:30h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Luisa Comar.

     

     

    Atividade: Cine Debate “13 Reasons Why”.

    Público: Professores, Agentes Comunitários de Saúde – ACS e NASF.

    Horário: 17:30h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Luisa Comar.

     

     

    Dia 20 de Setembro

    Atividade: I Seminário Intersetorial “Setembro Amarelo”.

    Tema: Transtornos mentais e suicídio.

    Palestrante: Reinaldo Antonio de Carvalho – Coordenador CAPS de Votuporanga.

    Público: Beneficiários dos Programas Sociais e demais interessados.

    Horário: 19h.

    Local: Centro Comunitário.

    Responsável: Equipe de Assistência Social e Saúde.

     

     

    Dia 26 de Setembro

    Atividade: Bate-papo sobre a valorização da vida.

    Público: Beneficiários dos Programas Sociais.

    Horário: 08h.

    Local: Centro Comunitário de Boa Vista dos Andradas

    Responsável: Regiane Secafem.

     

     

    Atividade: Oficina “Suicídio e Adolescência”.

    Público: Adolescentes e Jovens.

    Horário: 13h e 14:30h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Luisa Comar.

     

     

    Dia 03 de Outubro

    Atividade: Oficina “Suicídio e Adolescência”.

    Público: Adolescentes e Jovens.

    Horário: 13h e 14:30h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Luisa Comar.

     

     

    Atividade: Cine Debate “13 Reasons Why”.

    Público: Professores, Agentes Comunitários de Saúde – ACS e NASF.

    Horário: 17:30h.

    Local: CRAS.

    Responsável: Luisa Comar.

     

     

    Iniciativa:

     

    Centro de Referência da Assistência Social.

    Endereço: Rua Alagoas nº 327 - Centro - Álvares Florence/SP.

    Fone: (17) 3486-1373.

  • II Seminário Municipal de Políticas Públicas
    24/08/2018 - II Seminário Municipal de Políticas Públicas

    II Seminário Municipal de Políticas Públicas

    Aconteceu a solenidade na noite de 22/08/2018 no município de Álvares Florence, o II Seminário Municipal de Políticas Públicas relacionado à Primeiríssima Infância, parte da programação da Semana do Bebê. Todos os envolvidos tiveram a oportunidade de apreciar e ouvir orientações valiosas do palestrante Excelentíssimo Senhor Evandro Pellarin, juiz de infância e juventude de São José do Rio Preto, ele abordou em sua fala o tema: A importância do vínculo na prática profissional que atua com crianças e adolescentes.


    A solenidade também contou com a participação de diversas autoridades e profissionais dos setores da Educação, Saúde e Assistência Social. O programa Primeiríssima Infância implementa iniciativas nos diversos espaços onde a criança vive, como família, a creche e outras instituições, preparando pais, cuidadores e profissionais para um olhar mais consciente e qualificado sobre a importância dos primeiros anos de vida.

  • Agosto Lilás
    23/08/2018 - Agosto Lilás

    Agosto Lilás

    Agosto é o mês de orientação, mas o combate a violência contra a mulher continua todos os dias!

    Não fique em silêncio, denuncie! Ligue 180.

     

    Iniciativa:

    Centro de Referência da Assistência Social.

    Endereço: Rua Alagoas nº 327 - Centro - Álvares Florence/SP.

    Fone: (17) 3486-1373.