Um dia de inovação para os educadores do município de Álvares Florence.

No último dia 15 de setembro, realizamos no município de Álvares Florence, o INNOVATION DAY CAMP, um dia de formação, novidades e claro muita inovação para os educadores do município, iniciamos a manhã refletindo sobre o nosso compromisso de ser educador e refletindo sobre “Quem são os nossos alunos? O que pensa, vê, fala, escuta, sente e faz, quais e quem são seus exemplos, os valores?”, e juntos chegamos a conclusão de que se trata de uma nova geração “touch”, conectada, e nosso desafio enquanto educador é preparar estas crianças para um mercado de trabalho que ainda não existe, desafiá-los a ir além, resolver problemas, trabalhar em equipe, ser criativo, convenhamos, não se trata de uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Devido a isso a secretaria de educação junto a equipe de tecnologia do município investiu no professor, trazendo para nosso município a parceria da Google for Education, uma plataforma segura, educacional que trará a oportunidade para que nossos professores e alunos mantenham-se conectados, trocando informações, aprendendo juntos, colaborando e compartilhando seus saberes fazendo com que nossos alunos sejam os protagonistas do próprio conhecimento.

Desde o início do ano letivo, nossos educadores vêm conhecendo a potencialidade das ferramentas Google for Education junto a Google Innovator Karla Priscilla Ferreira e a equipe de tecnologia e tudo realizado de forma virtual, através de  videoconferência (Hangouts), onde lá da capital de São Paulo, compartilhava as ferramentas e desafiava nossos educadores “a pensar fora da caixinha”, assim como ela mesmo diz, e neste último sábado investimos e trouxemos a Karla para uma formação presencial, dando voz, olhar, significados para que cada educador diante do seu letramento digital fosse além.

“Atuar com os educadores de Álvares Florence foi mais do que gratificante! O olhar no olhar no decorrer de toda formação fez toda a diferença! Tenham a certeza que irão muito além, estão todos preparados e se sentindo desafiados a melhorar a educação do município. Parabéns a Secretária de Educação Gislaine Silva, a direção das escolas e a Equipe de Tecnologia pela dedicação e principalmente aos educadores pela vontade de transformar a educação” Karla Priscilla Ferreira.

Foi um dia inteiro, repleto de muita informação, interação, colaboração, compartilhamento, onde juntos conhecemos e já começamos a pensar em nossos alunos, agora nossos próximos passos é o investimento em melhorias no sinal de Wi-Fi, em Chromebooks (é um laptop que executa o sistema operacional do Google Chrome OS. Ao contrário dos laptops tradicionais, os Chromebooks são projetados para executar aplicativos baseados em nuvem e armazenar dados on-line) e na continuidade das formações tecnológicas de nossos educadores.

Veja como foi o dia de inovação em nossa cidade: